A VIDA NA EUROPA MEDIEVAL
A VIDA NA EUROPA MEDIEVAL
A vida na Idade Média foi marcada por diversos conflitos sociais e políticos, a intolerância religiosa era um desses conflitos.
https://pt.blastingnews.com/cultura/2015/10/as-principais-capitais-europeias-do-comercio-da-idade-media-00616079.html
A IGREJA E SEU PAPEL NA SOCIEDADE
Durante a maior parte do período medieval, a Igreja Católica exerceu grande poder na sociedade, tanto na rígida doutrina como na política.
Na política: era muito influente devido ao número de seguidores e ao de terras, a maior parte dos nobres prometia favores à igreja, desse modo formando alianças e tornando o catolicismo cada vez mais poderoso.
Na sociedade: toda a população europeia era católica. Na maior parte do tempo a igreja também fazia parte da vida da população corroborando para que o clero conseguisse impor suas ideologias.
Estudo Prático
O FEUDALISMO
Na Idade Média o sistema econômico ficou conhecido como Feudalismo; que basicamente consistia no trabalho servil ou seja que era realizado por servos. Nesse sistema de economia a principal fonte de sustento era a agricultura. As relações comerciais no feudalismo eram realizadas por meio de trocas em razão de não existir uma unidade monetária padronizada.
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OS FEUDOS: FONTES DE RIQUEZA
Durante o feudalismo os feudos eram uma fonte grande de riquezas, pois nele era praticada a maior atividade econômica: a agricultura. Essas terras eram controladas por homens denominados senhores feudais; estes senhores tinham os maiores privilégios, pois os que residiam em seu feudo pagavam diversos tributos ao mesmo.
PinterestA ESTRUTURA DE UM FEUDO
Os feudos se dividiam em algumas partes para facilitar a administração pelo senhor feudal, essas são suas respectivas divisões:
Manso senhorial: era a área de plantio exclusivo para o senhor feudal, na qual os servos trabalhavam a maior parte da semana. A colheita do manso senhorial era a prioridade do servo.
Manso servil: era a área em que o servo podia cultivar nos dias em que não trabalhavam nos mansos senhoriais, porém metade de sua produção era destinada ao senhor feudal.
Terras comunais: local em que era liberado à todo feudo, para a caça de animais e para a extração de madeira.
Igreja: onde eram realizadas as cerimônias religiosas do feudo.
Castelo: era o local onde residia o senhor feudal e sua família, era também a fortaleza do feudo onde se protegiam em caso de ataques inimigos.
O AUMENTO DA ECONOMIA
O aumento da economia resultou das inovações técnicas que aumentaram a produção agrícola nos campos, que por sua vez foi um fator que contribuiu para o crescimento populacional da Europa. Esse aumento foi influenciado por uma nova técnica de plantio, a rotação trienal de culturas, que inovou a agricultura, corroborando para que a população aumentasse.
AS CRUZADAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Com o drástico aumento da população não existiam muitas oportunidades de trabalho. O papa Urbano II convocou um grande exército de cristãos para a primeira cruzada, alegando motivos religiosos, porém suas reais intenções eram diminuir o número de pessoas na Europa, criando dessa forma um pretexto perfeito, uma guerra santa. Os objetivos das cruzadas não foram atingidos, mas o comércio entre a Europa e o Oriente se intensificou e novamente resultou no crescimento populacional dando origem à diversas cidades.
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BURGOS E BURGUESES
Os burgos eram grandes cidades muradas onde o comércio era feito intensamente pelos comerciantes, denominados burgueses. Os burgueses eram comerciantes que foram apoiados pelo rei, pois pagavam impostos ao mesmo. Devido ao crescimento dos centros comerciais, a população começou a se mobilizar para as zonas urbanas e até mesmo enriquecendo do comércio nascente.
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CAMBISTAS E BANQUEIROS
Ao longo das rotas comerciais, geralmente formavam-se feiras e mercados. Neles, comerciantes reuniam-se periodicamente para comercializar suas mais diversas mercadorias. Esses mercados e feiras possibilitavam a circulação de diversos produtos e também promoviam trocas culturais.
Nas feiras, os mercadores se deparavam com uma diversidade de unidades monetárias de diversos locais. Para resolver esse problema, surgiram os cambistas que facilitavam as trocas das moedas conforme as necessidades dos comerciantes. Como pagamento pelo serviço prestado, os cambistas ficavam com uma parte das moedas trocadas.
Mais tarde esses cambistas ficariam conhecidos como banqueiros e, à medida que surgiam novas necessidades, passaram também a oferecer outros serviços, como letras de câmbio, depósitos e empréstimos de dinheiro com a cobrança de juros.
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A PESTE NEGRA
A peste negra foi uma doença que assolou a Europa em meados do século XIV. Essa doença se espalhou da Ásia Central até o Ocidente por meio de navios comerciais. Devido à falta de higiene da população, metade da Europa pereceu diante da peste negra.
Essa situação foi agravada por uma série de conflitos envolvendo a França e a Inglaterra, que ficariam conhecidos como Guerra dos Cem Anos. Esses conflitos causaram grande destruição a campos cultiváveis, levando populações inteiras à fome, além de contribuir para a disseminação da peste nas aldeias.
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O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES
Durante a Idade Média, a Igreja Católica exerceu controle sobre todas as instituições de ensino.Por meio da educação, o clero formava intelectuais submetidos à doutrina cristã, aumentando a influência da Igreja e consolidando seu poder. A partir do século XIII, no entanto, estudantes e professores começaram a formar corporações. Surgiram, assim, as primeiras universidades europeias, como as de: Bolonha, Paris, Oxford e Cambridge.Mesmo sem abandonar as referências religiosas, houve uma renovação do ensino nessas universidades, predominando os estudos filosóficos e a busca por explicações mais racionais para s fenômenos sociais e naturais. Várias universidades tiveram que enfrentar a resistência Católica, que pretendia manter o controle sobre o ensino, no entanto, as universidades conseguiram preservar a sua autonomia, tornando-se instituições independentes e laicas.
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A ORGANIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES
Cada universidade tinha seu próprio modo de organização, mas geralmente três níveis na hierarquia: reitor, mestres e estudantes.As aulas eram ministradas em latim, língua oficial da Igreja, e baseavam-se na leitura de textos clássicos, como os de Aristóteles, Cícero e Ptolomeu. Esses textos variavam de acordo com o curso escolhido pelo aluno, que podia ser artes, direito, medicina ou teologia. Em seguida havia debates entre mestres e alunos, durante esse período a Igreja começou a se enfraquecer.
http://cultura.culturamix.com/curiosidades/as-universidades-na-idade-media A GUERRA DOS CEM ANOS No século XIV, a França e a Inglaterra eram os reinos mais importantes da Europa. Os territórios desse reinos, porém, não eram unificados, administradas pelos vassalos do rei.
Nessa época, houveram vários atritos entre esses dois reinos, motivados principalmente pela posse de territórios economicamente importantes, como a região de Flandres ao norte da França. Em 1137, após uma série de desentendimentos ligados à sucessão do trono francês, o rei inglês Eduardo iniciou uma guerra contra os franceses.
AS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
Considerada como o último grande conflito medieval, Guerra dos Cem Anos causou enorme mortandade da população, diminuindo a mão de obra disponível e encarecendo a produção artesanal e agrícola, que já sofria com a destruição dos campos cultiváveis.
Politicamente, a guerra contribuiu para enfraquecer a nobreza feudal e aumentar o poder do rei,agravando as tensões sociais.Isso ocorreu porque a nobreza, enfraquecida pelos custos da guerra, aumentou a cobrança de impostos, levando a frequentes revoltas populares, organizadas principalmente por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.
Do ponto de vista econômico, a burguesia ascendia politicamente, adquirindo propriedades de nobres falidos e apoiando a concentração de poderes pelo rei, pois isso significava a unificação da moeda a proteção do mercado contra concorrentes externos.
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ResponderExcluirJoão Pedro que maravilha! Sinto muito orgulho em vê- lo comprometido com a história, de maneira tão objetiva, como descrita no seu texto. Parabéns, que isso seja um início brilhante na sua carreira de estudante para que num futuro próximo, quiçá um historiador, um escritor ou o que seja me fará ter muito orgulho de você. Te adoro cordialmente Márcia.
ResponderExcluirJoão, parabéns pela forma como abordou a temática. Você conseguiu deixar o texto leve, o que tornou a leitura instigante e envolvente. Continue assim!
ResponderExcluirCom carinho, Dulce.
Excelente! Conteúdo de primeira e uma abordagem completa do assunto. Parabéns João Pedro.
ResponderExcluirJoão Pedro ficou muito bom seu blog .
ResponderExcluirParabens 👏👏👏👏
Show meu sobrinho ficou irado vc é um excelente aluno. Gostei muito do seu trabalho vc é um menino de ouro.
ResponderExcluirTrabalho excelente! Parabéns. Que continue estudioso, pois desse caminho só serão colhidas coisas boas.
ResponderExcluirParabéns João Pedro pelo belo trabalho. Ótima página, muito bem explicado e detalhado os fatos. Muito sucesso pela frente!! Grande abraço, Rael.
ResponderExcluirParabéns, João Pedro! Gostei muito do seu trabalho, da riqueza de detalhes. Um texto muito bom para leitura e aprendizagem.
ResponderExcluirParabéns João!!! Excelente trabalho. Amei o blog. Mtas informações bacanas para estarmos aprendendo mais. Beijos da madrinha.
ResponderExcluirParabéns João Pedro pelo excelente trabalho!!!
ResponderExcluirParabéns João Pedro. Acompanhei todo o empenho e dedicação ao trabalho. O conteúdo está muito bom.Você é merecedor do sucesso.
ResponderExcluirTrabalho completo. Gostei muito. Parabéns, João Pedro!
ResponderExcluirParabéns João, você me fez relembrar meus tempos de estudante.Continue assim estudioso que você chega longe.
ResponderExcluirNossa João Pedro,você me surpreendeu com essa narrativa. Demonstrou conhecimento e segurança para discorrer sobre o assunto. Alunos como você estão fadados ao sucesso. Sinto orgulho de você. Parabéns!
ResponderExcluirNossa João Pedro, você me surpreendeu com essa narrativa. Demonstrou conhecimento e segurança para discorrer sobre o assunto. Alunos como você estão fadados ao sucesso. Sinto orgulho de você. Parabéns!!! Tio Carlinhos
ResponderExcluirParabéns João Pedro. Um trabalho muito bem escrito e informativo, é sempre bom ficar por dentro dos acontecimentos históricos e o texto facilita isso pois é direto e sucinto. Continue sempre assim que você continuará tendo sucesso, um grande abraço, Renan Carvalho.
ResponderExcluirParabéns João Pedro...esse é o caminho para um futuro promissor! Grande abraço rapaz...
ResponderExcluirConteúdo maravilhoso ! Parabéns !
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