A Conização na América portuguesa
A colonização da América portuguesa
No dia 22 de abril de 1500 uma frota portuguesa chefiada por Pedro Álvares Cabral chegou nas terras que hoje conhecemos como Brasil, mais precisamente no sul do atual estado da Bahia. No dia seguinte avistaram um grupo de indígenas, que até então eram desconhecidos pra o mundo "civilizado".
http://www.historia-brasil.com/descobrimento/descobrimento.htm
A Carta de Caminha
Após desembarcarem no litoral brasileiro o escrivão da frota portuguesa enviou um "relatório" ao rei de Portugal informando e detalhando as características da recém descobertas terras, além de ter relatado sobre os povos que ali moravam.http://notaterapia.com.br
Os indígenas
Assim que os portugueses chegaram no Brasil se deparam com uma grande quantidade de povos que possuíam seus próprios costumes e tradições. Os portugueses então decidiram catequizar e introduzi-los na sua própria cultura.http://historiadobrasilja.com/indios/
Os Jesuítas
Para catequizar os nativos de acordo com a fé católica Portugal enviou os jesuítas para resolver esse problema, porém os padres começam a fazer resistência em prol dos indígenas e desacatar as ordens vinda de Portugal.
As Capitanias hereditárias
Para administrar a colônia os portuguese decidiram dividir o território em lotes de terra que seriam futuramente doados à portugueses de posse, essa decisão foi benéfica para Portugal pois privatizaria as despesas ao nobre que fosse donatário da capitania.Esse tipo de organização não resulta em lucros à coroa portuguesa, pois havia forte resistência dos nativos e ao mesmo tempo um pouco de descaso do donatário em administrar sua respectiva capitania.
https://www.infoescola.com/historia/capitanias-hereditarias/
O Governo-Geral
Após o fracasso das capitanias hereditárias o governo português adotou um novo modo de administração, o governo-geral, este deveria centralizar a administração colonial.
O primeiro governador trouxe com ele um grande séquito para reorganizar o governo colonial, seu nome era Tomé de Souza, era um grande administrador que se tornou empreendedor e tornou-se progressista.
https://www.youtube.com/watch?v=DDa40iwW3Kg
Os Africanos
Devido à crescente necessidade de trabalhadores, Portugal decidiu capturar negros na África e traze-los para o Brasil para que fossem trabalhar nos engenhos.
Esse se tornou um negócio lucrativo que estava provendo a aristocracia colonial e aumentou a produção a produção de açúcar, produto que era muito valorizado na Europa, fazendo com que Portugal monopoliza-se o mercado exportador de açúcar.
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/engenhos-de-acucar.html
A resistência africana
Descontentes com as condições precárias de trabalho os escravos fugiam das fazendas de seus senhores, após escaparem montavam comunidade de resistência denominadas quilombos.
Os quilombos tiveram um papel fundamental para os escravos que nele se refugiavam e ali retaliavam contra seus antigos senhores.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-era-a-vida-no-quilombo-dos-palmares/
A União Ibérica
Em 1578 o jovem rei D Sebastião foi morto na batalha de Alcácer Quibir, como este não possuía herdeiros o seu primo o rei Felipe II da Espanha assumiu o trono unindo as duas coroas.
Como o Brasil pertencia à Portugal, agora legalmente era um território espanhol, este fato resultará em invasões ao território brasileiro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Ib%C3%A9rica
Invasões holandesas no Brasil
Em razão ter declarado independência da Espanha, o Brasil foi invadido em represália à toda essa situação, e o loca invadido foi o Nordeste pois havia estabelecido uma sólida economia baseada na produção de açúcar, tal motivo interessou a Holanda a invadir.
Após invasões falhas e batalhas sangrentas a Holanda conseguiu invadir e dominar o Nordeste brasileiro dessa forma monopolizando a produção dos engenhos daquela região.
http://www.zonacurva.com.br/a-invasao-holandesa-de-salvador-em-1624/
https://www.youtube.com/watch?v=iamiE-cvinU
O governo de Maurício de Nassau
Após seu recente sucesso militar, a Holanda envia o conde alemão Maurício de Nassau para tomar frente na administração de seus novos domínios. O conde se mostrou promissor em sua administração além de se tornar empreendedor.
Seu governo foi bom pois ele estimulou que a região fosse povoada desde de que seus inquilinos pagassem impostos, Nassau também fez questão de melhorar a infraestrutura construindo pontes, edifícios e drenando pântanos.
http://histoblogsu.blogspot.com/2009/10/o-governo-de-mauricio-de-nassau.html
Esta página foi escrita e postada pelo aluno: João Pedro Luksik Paiva Gonçalves.
Comentários
Postar um comentário