A colonização na América espanhola

O CHOQUE ENTRE DOIS MUNDOS

A chegada dos europeus marcou o início de uma  catástrofe  para as populações indígenas na América.


 CONQUISTA E DESTRUIÇÃO

Quando Cristóvão Colombo chegou  à América ,em 12 de outubro de 1492,esse continente era habitado por  milhões de pessoas. Essa população era composta por diferentes sociedades, cada um com sua língua ,seus costumes e  seu próprio modo de vida. Havia desde pequenos grupos habitando as florestas tropicais até grandes impérios, como o dos incas e dos astecas ,formados por milhões de indígenas.
Para a população nativa da América, a chegada dos europeus representou uma catástrofe. No caminho aberto por Colombo, vieram conquistadores interessados  em riquezas, como o ouro e a prata. Na busca pelo enriquecimento rápido, esses conquistadores deixaram um rastro de devastação e sofrimento.
Os sobreviventes das guerras  de conquista foram incorporados ao processo de colonização . Os colonizadores se apossaram das terras, escravizaram e impuseram suas leis a sua cultura aos indígenas. A fome, a violência e as doenças causaram a morte de milhões de indígenas e a destruição de povos inteiros.
A conquista e a colonização do continente americano são consideradas como um choque entre dois mundos. As consequências da conquista deixaram marcas  profundas que até hoje estão presentes nas sociedades da América Latina.


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A CONQUISTA DO IMPÉRIO ASTECA

A CHEGADA DE CORTEZ


A conquista do Império Asteca pelos espanhóis  foi comandada por um  jovem oficial chamado Hernán Cortez. Partindo de Cuba , á frente de um grupo de 100 marinheiros e 600 soldados, desembarcou em Vera Cruz, no litoral do México, em 1519.
A notícia da presença de pessoas estranhas na região  chegou rapidamente á Montezuma, o imperador asteca. Quando Cortez chegou em Tenochtitlán , a capital do império , ele foi  recebido respeitosamente e ficou hospedado no palácio de Montezuma.



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A PRISÃO DE MONTEZUMA


Os  espanhóis, no entanto, aproveitando-se da situação, aprisionaram o imperador, obrigando-o a contar onde estavam escondidos os tesouros dos astecas.
A população asteca, no entanto, só percebeu claramente seu engano quando um fato inesperado declarou conflito: em uma cerimônia religiosa  ocorrida durante a ausência de Cortez, os espanhóis fecharam as portas do templo e massacraram cerca de 2000 astecas. A população  se revoltou e atacou os espanhóis , matando muitos deles e perseguindo os sobreviventes, até a saída da cidade. Durante os conflitos, o imperador Montezuma foi morto.




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A TOMADA DA CAPITAL ASTECA

Após essa derrota, Cortez buscou reforços principalmente entre os povos indígenas inimigos dos astecas. Com suas tropas reorganizadas, Cortez promoveu um cerco a Tenochtitlán e envenenou as fontes de água da cidade.

Durante um cerco , que durou 75 dias, milhares  de astecas morreram envenenados ou em razão de fome e das doenças. Por fim, em agosto de 1521 , os espanhóis invadiram a cidade , mataram o sucessor de Montezuma e conquistaram a capital asteca.



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A CONQUISTA DO IMPÉRIO INCA

A CHEGADA DE PIZARRO

A conquista do Império Inca foi liderada por um oficial espanhol chamado Francisco Pizarro.
Pizarro chegou á  América do Sul em 1532, acompanhado de cerca de 180 homens vestidos com armaduras de metal, trazendo 30 cavalos e muitas armas, como arcabuzes ,espadas e canhões.  Ao chegar, ele tomou conhecimento de que o imperador Atahualpa encontrava-se na cidade de Cajamarca, com um exército de cerca de 30 mil soldados incas.

Junto de seus homens e de um grupo de indígenas hostis aos incas, Pizarro partiu para Cajamarca. Ao chegar à cidade , convidou Atahualpa para um encontro pacífico. O imperador aceitou o convite e foi ao lugar combinado acompanhado e cerca de cinco mil homens.

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A EXECUÇÃO DE ATAHUALPA


Ao sinal de Pizarro, os soldados espanhóis atacaram os homens de Atahualpa e prenderam o imperador. Para que fosse liberado, Atahualpa  ofereceu aos espanhóis uma enorme quantidade de ouro. Pizarro aceitou a proposta e em pouco tempo  o ouro foi reunido e entregue ao conquistador. Pizarro, em vez de cumprir sua parte do acordo , mandou executar  Atahualpa.


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A TOMADA DE CUZCO


Em seguida, Pizarro comandou a tomada de Cuzco, a capital do império. Em 1535,ele fundou a cidade de Lima, no litoral , e instalou ali a sede do governo espanhol, assumindo o controle do Império  Inca.



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POR QUE OS ESPANHÓIS VENCERAM ?

A rapidez com que os espanhóis conquistaram o Império Asteca leva sempre a uma questão : como um punhado de europeus  puderam enfrentar um império  com milhões de habitantes? A resposta é complexa. Havia povos do México que não aceitavam o domínio asteca, por esse motivo engrossaram, as fracas tropas de Cortez.
Também o uso de armas e cavalos representou um formidável aliado dos planos dos invasores.          O contato desses povos com os espanhóis fez com que eles adquirissem  muitas doenças , que eram novidade a esses povos.

A ADMINISTRAÇÃO DAS COLÔNIAS

A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA


No período que se seguiu ao das guerras de conquista houve enorme violência contra os indígenas. Os conquistadores queriam enriquecer rapidamente, por isso, saquearam templos  e túmulos, roubando ídolos e objetos sagrados. Além do saque ,os conquistadores europeus escravizaram os indígenas , obrigando-os a realizarem trabalhos pesados.


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OS  VICE – REINOS

Para organizar a exploração de riquezas nas terras conquistadas, o governo espanhol dividiu o território em dois vice- reinos : o da Nova Espanha e o do Peru.
Para administrar os territórios conquistados, o governo espanhol enviou vice- reis, que tinham amplos poderes para governar. Esses governantes geralmente prestavam contas de suas atividades  ao Conselho das Índias, um órgão criado especialmente para resolver conflitos e nomear autoridades para administrar as colônias.
Para ajudar na administração, havias as Audiencias, que eram tribunais responsáveis pela aplicação da justiça. Além disso, as cidades maiores tinham uma administração municipal, chamada Cabildo. Os membros desse órgão geralmente eram grandes proprietários de terras e comerciantes bem- sucedidos.



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A ORGANIZAÇÃO NA ECONOMIA

A MINERAÇÃO

A exploração das minas de metais preciosos nas colônias  espanholas na América contribuiu para o desenvolvimento econômico da  Espanha. Após a conquista e a pilhagem das sociedades indígenas, o governo  espanhol investiu na mineração de prata e ouro. As minas de ouro logo se esgotaram, mas foram encontradas grandes jazidas de prata em Zacatecas, no México, e em Potosí, na atual Bolívia. A exploração de metais preciosos nas  colônias fez da Espanha o Estado mais poderoso da Europa do século XVI.
Para abastecer os grandes centros mineradores que se formavam, foram estabelecidas propriedades agrícolas e pecuárias, essas propriedades forneciam  principalmente alimentos e animais para o trabalho.

Após a segunda metade do século XVII, o declínio da mineração aumentou a importância da agricultura e da pecuária nas colônias espanholas. O governo da Espanha estimulou o plantio de grandes lavouras de cacau, café e cana-de-açucar, e a criação de rebanhos que forneciam couro de charque, para comercializar esses produtos na Europa.



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 O TRABALHO NAS COLÔNIAS ESPANHOLAS

A economia das colônias  baseou-se  principalmente na exploração de mão de obra indígena. Os indígenas foram submetidos a dois tipos de organização de trabalho : a encomienda  e a mita.

Na encomienda, um proprietário de minas ou de fazendas agrícolas pagava tributos à Coroa espanhola para adquirir um grupo de indígenas. O proprietário era responsável pelo fornecimento de roupas, alimentos e também, pela catequização, em troca explorava a mão de obra desses indígenas.

A mita, de origem inca, foi adaptada pelos espanhóis. Eles sorteavam alguns indígenas em suas comunidades e os obrigavam a trabalhar em outras regiões da colônia. Esses indígenas, chamados de mitayos , trabalhavam por quatro meses e recebiam um pequeno salário.


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A SOCIEDADE COLONIAL

OS GRUPOS SOCIAIS

A sociedade na América espanhola era formada por cinco grupos principais: os chapetones ,os criollos, os mestizos, os indígenas e os escravos africanos. Essa divisão se baseava em aspectos étnicos, que eram usados para determinar a posição de cada um na economia da colônia.

Os  chapetones eram espanhóis que migraram para a América e dominaram o grande comércio, atuando como fornecedores de produtos e como banqueiros.

Os criollos eram os descendentes de espanhóis nascidos na América. Eram grandes proprietários rurais e exploradores de minas, mesmo sendo excluídos dos cargos de mais importância.

 Os mestizos eram filhos de espanhóis e de mulheres indígenas. As populações mestiças exerciam trabalhos ligados ao artesanato e ao pequeno comércio.

Os indígenas constituíam a maioria da população colonial. Trabalhavam principalmente na mineração e na  agricultura.

Os escravos africanos trabalhavam como pedreiros, carregadores de mercadorias  e prestadores de serviços domésticos. Nas Antilhas , os africanos trabalhavam nas lavouras de cana-de-açucar.

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CONQUISTA  E COLONIZAÇÃO INGLESA

Diversos fatores contribuíram para o início da colonização inglesa, entre eles, as péssimas condições de vida de grande parte da população e as perseguições políticas e religiosas. Isso fez com que muitas pessoas se dispusessem a tentar uma nova vida na América.



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https://www.youtube.com/watch?v=tMSGEtohSVA


A COLONIZAÇÃO FRANCESA NA AMÉRICA

A colonização francesa foi empreendida pelas companhias de comércio, organizadas por particulares e sem o apoio financeiro do governo francês. Sendo assim, foram fundadas as primeiras colônias na região atual do Canadá .


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A MINERAÇÃO EM POTOSÍ

EXTRAINDO A PRATA

Por volta de 1600, a região de Potosí era a maior produtora de prata do mundo, possibilitando à  Espanha conquistar uma posição de destaque na economia mundial.



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Moeda de 1687 feita com prata extraída de Potosí.





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OS INDÍGENAS NA AMÉRICA LATINA ATUAL

De acordo com as estimativas recentes, a população na América Latina é composta por cerca de 35 milhões de indígenas.
Apesar da violência de que foram vítimas desde  a chagada dos europeus, os indígenas latino-americanos têm grande participação na formação populacional e cultural de vários países da América Latina.

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ALUNA : ANA CLARA GUARÇONI RESENDE





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