A Formação da Europa Medieval

A Formação da Europa Medieval foi um processo que aconteceu com forte influência da Igreja Católica. Este momento da história do continente europeu também foi marcado pelo feudalismo, pela produção agrícola e pela divisão de classes sociais.
Os senhores feudais eram os grandes proprietários de terras, normalmente herdeiros dos patrícios romanos. Essa sociedade feudal começou a ganhar força na Europa a partir da miscigenação cultural que envolveu os povos germânicos e romanos.
Esse sistema começou a se formar depois do poder da dinastia carolíngia, que foi marcado por diversas conquistas militares e pela vassalagem. Após a morte de Carlos Magno, o sistema feudal se estabeleceu de maneira permanente, criando novas características que fizeram parte da Europa Medieval por muitos anos.
O principal aspecto dessa sociedade era a presença do senhor feudal e de seu feudo. Os plebeus eram a mão de obra servil, e a Igreja Católica era responsável por comandar as regras da sociedade, a cultura, a política e os comportamentos. Em resumo, a Igreja era o poder maior da Europa
http://mesgrainsdesel.canalblog.com/archives/2013/03/06/26582359.html

os povos germânicos

A organização social 

As sociedades germânicas eram patriarcas,e as decisões mais importantes eram tomadas pelo chefe de cada grupo familiar. A união  da varias famílias dava origem a um clã ou comunidade. Os germânicos eram autônomos,o que dificultava a formação de um Estado com poder centralizado. Em épocas de guerras,no entanto,eles escolhiam um chefe,que tinha poder sobre o comitatus, que era o  grupo de guerreiros armados.Os guerreiros que faziam parte do comitatus juravam fidelidade  ao chefe, prometendo ficar sempre a seu serviço. O chefe por sua vez, jurava sempre defender seus comandados.    

Os reinos germânicos

crise do império Romano do Ocidente e o consequente enfraquecimento das fronteiras fomentou a invasão dos povos germânicos, contribuindo para o estabelecimento de reinos em regiões que antes pertenciam ao Império Romano.dessa forma,esses reinos nos apresentavam uma mistura de elementos herdados do mundo romano e do mundo germânico.Por essa razão, também ficaram conhecido como reinos romano-germânicos.

As crenças religiosas









Com a conversão dos povos germânicos ao cristianismo, depois do declínio do Império Romano do Ocidente, perdeu-se a maior parte das informações sobre seus primitivos deuses, crenças e cultos, dos quais resta uma imagem mais vívida apenas na Escandinávia. 

Religião germânica é o conjunto de concepções mitológicas e religiosas comuns aos povos que falavam qualquer dos dialetos germânicos e que, no decorrer dos primeiros séculos da Idade Média, se expandiram por toda a Europa. Assimilada por regiões romanizadas, exerceu importância decisiva na formação do espírito europeu.

Dos três grandes grupos germânicos - oriental, ocidental e setentrional - é este último o mais conhecido, pois foi na Escandinávia que as tradições germânicas se mantiveram por mais tempo e sobreviveram na imaginação popular depois da conversão oficial ao cristianismo. A obra Germania, do historiador Tácito, revela dados interessantes sobre o período romano, embora, como as crônicas dos missionários cristãos, peque por certa parcialidade.
http://povosgermanicos.blogspot.com.br/2009/11/religiao-germanica.ht

O império romano no oriente 

O Império Bizantino foi a continuação do Império Romano na Antiguidade Tardia e Idade Média. Sua capital, Constantinopla (atual Istambul), originalmente era conhecida como Bizâncio. Inicialmente parte oriental do Império Romano (comumente chamada de Império Romano do Oriente no contexto).

Os bizantinos

Por muito tempo a história do Império Bizantino ficou renegada pelos historiadores, os quais só voltaram a dá atenção a esse grande império a partir do século XIX. O império bizantino fora o legado direto do Império Romano, sua própria origem remonta ainda os tempos do império romano, contudo sua duração fora bem maior da de seu pai. Enquanto o império romano durou 503 anos, o império bizantino durou cerca de 1123 anos (existe controvérsias acerca da data de origem deste império), sendo assim o império bizantino abrangeu todo o legado da Idade Média, algo curioso, já que somos acostumados a ver na escola que não houveram de certa forma impérios durante o período medieval, devido ao feudalismo, todavia, os bizantinos não adotaram o feudalismo, e se mantiveram como um baluarte entre o mundo cristão do ocidente europeu, o mundo cristão no limiar da Ásia, e a resistência cristã contra a expansão do islamismo no Oriente Médio. http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2011/04/os-bizantinos.html

O governo do justiniano

Justiniano foi um dos mais importantes imperadores bizantino. Durante o seu reinado, foram empreendidas guerras para conquistar territórios que aviam pertencido ao Império do Ocidente.Além de combater os germanos no Ocidente, os bizantinos tiveram que combater os persas.
Os principais impostos eram sobre a propriedade da terra (zeugarion), sobre as construções (capnicon) e sobre as atividades  comerciais.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Justiniano

O direito

Corpo do Direito Civil

Corpus Juris Civilis ou Corpus Iuris Civilis (em português Corpo de Direito Civil) é uma obra jurídica fundamental, publicada entre os anos 529 e 534 por ordens do imperador bizantino Justiniano I, que, dentro de seu projeto de unificar e expandir o Império Bizantino, viu que era indispensável criar uma legislação congruente e que tivesse capacidade de atender às demandas e litígios vivenciados à época. Por esses motivos, foi publicado o Corpus Juris Civilis, designado assim pelo romanista francês Dionísio Godofredo em 1583. https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Juris_Civili 
O Corpus Juris Civilis dividia-se em quatro partes:
Código (formado por toda a legislação romana revisada desde o século III )
Digesto ou Pandectas (composto pela jurisprudência romana)
Institutos (princípios fundamentais do direito)
Novelas ou Autênticas (leis formuladas por Justiniano)
Imagem relacionada :
https://www.google.com.br/search?q=os+bizantinos&rlz=1C1ASRM_pt-BRBR775BR776&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahU
Ana Clara,Maria Carla
//www.grupoescolahttpsr.com/pesquisa/a-formacao-da-europa-medieval.htm 
Imagem relacionada

https://www.youtube.com/watch?v=eIwgY0tVv4A
6 de nov de 2017 - Vídeo enviado por Eduard Henry Lui
Vídeo aula sobre a formação da Europa Medieval. Fazer História.


                       


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A VIDA NA EUROPA MEDIEVAL

A Conização na América portuguesa