Reinos e Impérios africanos
O continente africano
Entre os séculos VI e XV, formaram-se diversos reinos e impérios neste continente.
Os povos africanos
A África abriga uma grande quantidade de povos. Cada um com os seus respectivos costumes, tradições e religiosidade. Esses povos também apresentam diferentes formas de organização social e política. Entre os séculos VI e XV, havia vários nômades, muitas comunidades viviam em pequenas aldeias, porém foram essenciais para a fundação de grandes impérios e reinos.
Reino de Gana
Foi um antigo reino que dominou a África Ocidental durante a Idade Média. Se localizava entre o deserto do Saara e os rios Senegal e Níger, muitos quilômetros do atual país Gana.
http://profissaohistoria.blogspot.com/2013/11/o-reino-de-gana.html
https://www.youtube.com/watch?v=iLjq_5uy4AA
Império Mali
Foi um estado que existiu entre 1235 a 1600 na África Ocidental. Esse império foi descrito pelos viajantes árabes como suntuoso e rico durante seu apogeu, e certamente um forte e importante centro comercial.
O Império Mali sofreu grande influência de povos islâmicos, dessa forma,, adotando alguns de seus costumes e até mesmos hábitos religiosos.
http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/reino-de-mali/
Reino do Congo
O Reino do Congo foi um estado africano que se localizava no sudoeste da África e tendo como sua capital a cidade de M'Banza Kongo. O Congo focava a sua economia nos seguintes setores: O comércio de sal, metais, tecidos e produtos de origem animal. Além de que alguns reis do Congo chegaram a traficar escravos com os europeus principalmente com os belgas.
https://pt.slideshare.net/guicarv/reino-do-congo
Império Songai
Assim como aconteceu com o Reino de Gana e com o Império Mali, também foi conquistado por um povo vizinho. Conhecido como songai, esse povo fundou um poderoso império na região do rio Níger.
Em Tomboctu, os songais conseguiram melhorar o abastecimento de água da cidade canalizando o rio Níger e perfurando poços. Essa melhorias possibilitaram que os agricultores tivessem uma produção maior e mais estável.
https://www.youtube.com/watch?v=kS9r6BqfcYw
Os reinos iorubás
Para os iorubás, Ifé, era um reino grande e importante, pois além de ser um centro religioso era a morada de do oni.
https://aulazen.com/historia/povos-iorubas/
O oni e os obás
Na região atual da Nigéria se desenvolveram, principalmente a partir do século X, diferentes reinos formados por povos da etnias iorubás, como os de Ifé, Owo, Queto e Benin.
Ifé era o reino mais importante para os iorubás. Formado no século VI, se tornou importante graças à sua posição de entreposto comercial e, também, porque seus artesãos aprenderam, desde cedo, técnicas de fundição de ferro.
Além disso, Ifé era um importante centro religioso e político. Nesse reino, morava o oni, o principal rei iorubá. Os demais reis eram denominados obás, e todos deviam respeitar a autoridade do oni.
O Reino do Benin
Um dos mais importantes reinos iorubás foi o Reino do Benin. Fundado no século XV, esse reino prosperou principalmente por conta da atividade mercantil. Por esse reino passavam produtos como sal, peixe seco, dendê, tecidos e cobre. Para tornar mais ágeis as trocas comerciais, os edos utilizavam como moeda manilhas e barras de cobre.
https://opinion.premiumtimesng.com/2016/02/16/benin-kingdom-vs-yoruba-race-why-oba-of-benin-is-number-one-by-odia-ofeimun/
O Saara
O comércio foi uma importante atividade econômicas dos povos africanos. A grande dimensão territorial e as severas condições climáticas do deserto não impediram a circulação de pessoas.
O Saara foi um uma grande fonte de lucro gerado por relações comerciais, porém uma região que é economicamente desenvolvida é palco para diversos conflitos para obter a região.
"A economia é um veículo para a guerra" de Geoffrey Blainey
https://br.blastingnews.com/ciencia-saude/2017/03/deserto-do-saara-pode-ser-resultado-da-acao-de-humanos-antigos-001545215.html
A religião islâmica passou a fazer parte do cotidiano de vários povos africanos a partir do século VII. A princípio, o islamismo foi difundido no norte da África, mas logo conquistou adeptos em outras partes do continente. A difusão do islamismo na África se deu principalmente pelo comércio, pois, além de suas mercadorias, os comerciantes muçulmanos levaram suas crenças e ideias. A difusão do islamismo na África
Os uelmás também foram importantes agentes na difusão do islamismo pelo continente africano. Profundos conhecedores dessa religião, eles peregrinavam pelas mais distantes regiões ensinando os princípios islâmicos por meio da leitura do Alcorão.
https://serravallenaafricadosul.blogspot.com/2013/07/africa-islamica-e-africanizacao-do-isla.html
A influência estrangeira
Diversos povos estrangeiros colonizaram o grande continente, dessa forma muitas potências europeias apropriaram-se das riquezas do vasto continente Africano. A nação com a maior quantidade de colônias na África era a Inglaterra. Outros países como frança e Bélgica tiveram suas colônias ainda possuíam colônias na África depois da metade do século XX, o que levou a grandes guerras e acabou deixando os africanos com grandes perdas, corroborando para a situação da África atualmente.
https://cpalexandria.wordpress.com/2012/03/12/antecedentes-a-primeira-guerra-mundial comeco
https://www.youtube.com/watch?time_continue=61&v=8E6abGF8P3I
Esta página foi escrita e postada pelo aluno: João Pedro Luksik Paiva Gonçalves
Parabéns João! Mais uma vez postando conteúdo de primeira e bem esclarecedor.
ResponderExcluir